10 dicas para a costura ficar mais eficiente - Empreendedora Criativa

10 dicas para a costura ficar mais eficiente

Para quem trabalha com costura estas dicas são essenciais e indispensáveis para ter uma costura com mais eficiência. Vais conseguir progredir no teu trabalho de uma forma muito mais simples.

 

Confire as dicas para teres uma costura mais eficiente:

1- Cola uma fita métrica na mesa de trabalho

Com uma fita métrica colada em tua mesa, fica bem mais fácil e rápido medir as peças que serão confeccionadas, além de não precisares estar sempre à procura da fita métrica por todo lado na hora quando precisas.

 

2- Endireita os alfinetes com sabonete

Se queres endireitar alfinetes e agulhas, nada como os espetá-los em sabonete.

 

3- Uma tesoura boa

Investir em uma tesoura de costura é uma boa dica. Elas duram bastante tempo e podem ser úteis para diversas coisas.Reserva uma tesoura só para o tecido.

 

4- Cria um risco duplo

É bem simples, basta prender os dois lápis com elásticos, isso vai-te trazer bastante facilidade na hora de fazeres um molde ou uma margem de costura.

 

5- Cortes na diagonal

Corte nos cantos do tecido na diagonal antes de virares a costura. Isso vai evitar alguns embolados no momento de vires a peça no lado direito.

 

6- Dobrar o tecido duas vezes

Quando tens que cortar duas peças iguais, dobra o tecido em dois e assim terás que cortar apenas uma vez logo as duas peças.

 

7- Lavar e passar a ferro os tecidos antes de utilizar

Muitos tecidos têm a tendência a encolher depois da primeira lavagem. E se não molhares a peça antecipadamente, correrás o risco de produzir algo que não te servirá mais. Por isso, antes de passares para a costura, faz uma lavagem conforme a indicação do tecido. Após molhares o tecido, espera que ele seque antes de utilizá-lo, para garantir melhores resultados.

 

8- Escolhe e compra um tecido apropriado para o projecto que desejas fazer

Já escolheste o projecto que vais fazer e agora precisas do tecido!

Deverás adquirir o tecido ideal para criares o teu projecto que escolheste, com a textura necessária para que a peça fique mesmo como desejas. A escolha do tecido vai fazer toda a diferença no resultado final da peça.

 

9- Usa a pinça

Ter uma pinça à mão quando fores costurar poderá ser mais que útil. Algumas peças são pequenas demais e ficará difícil meter os dedos no caminho.

10- Usa a agulha certa para cada tipo de costura

Existe diferentes tipos de agulhas e diferentes expessuras. Porque esta pode interferir (e muito) no resultado da tua costura: independente da máquina ser industrial ou não, até mesmo a inofensiva agulha de mão pode causar um estrago na sua peça.

Estas são algumas as dicas que separei para ti, mas existe muito mais. A costura é um mundo….

Boas costuras.

Partilha e segue-nos nas redes sociais

Escreva aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top