Quando se fala em divulgação fica-se logo a pensar que se vai gastar muito dinheiro, mas nem sempre é verdade!
Divulgar é algo que devemos fazer no nosso dia-a-dia, em lugares e com pessoas que encontramos e vimos todos os dias, por isso não desperdices esses momentos porque está ali uma oportunidade.
Vê aqui as dicas que se seguem:
1 – Não tenhas vergonha.
Não importa onde estejas: na fila do banco, na porta da escola enquanto esperas os teus filhos ou mesmo numa festa, nunca percas a oportunidade de falar da tua marca. Há sempre alguém que sabe o que fazes, e que futuramente pode precisar dos teus serviços ou indica-lo.
2 – Faz com que os teus clientes se sintam especiais.
Presta sempre um bom atendimento. Tenta lembrar o nome do teu cliente. Cria algo que faça com que ele se lembre com carinho da tua loja, teu produto ou tua marca. Por vezes um pequeno miminho que custa uns cêntimos acaba por dar mais valor agregado do que podes imaginar.
3 – Tem um cartão-de-visita atraente.
Faz um bem especial! Se conseguires dar uma utilidade ao cartão ainda melhor. Convém não esquecer as informações básicas que o cartão deve ter.
4 – Capacita-te!
O primeiro passo para a pequena e microempresária que quer divulgar os seus serviços sem gastar tanto é buscar capacitação para poder o fazer. É preciso ter conhecimento suficiente para trabalhar (ou supervisionar) a comunicação e o marketing do teu negócio.
Muitas instituições disponibilizam aulas online e materiais sem cobrar nada por isso. Também é importante ler tudo o que puderes sobre o assunto em sites e blogs para saber como podes aproveitar melhor as redes digitais de acordo com teu público e nicho de negócio.
5 – Investe num site
O site é o cartão de visita da tua empresa para o público. É nessa ferramenta que as pessoas que desejam adquirir o produto ou serviço que ofereces irão procurar informações. Não ter um site hoje, mesmo que simples, é um tiro no pé e pode passar a imagem de pouco profissionalismo.
Mesmo quem não tem muita verba para investir, pode criar uma página simples, com as principais informações sobre a empresa e sobre o produto ou serviço que ela oferece.
6 – Faz conteúdos offline e online interessantes.
Enviar um e-mail é uma maneira muito económica de divulgar. Porém, já que o “e-mail marketing” está em todos os lugares, pode destacar-se se enviares, de vez em quando, cartas pessoais pelo correio para clientes antigos e possíveis clientes.
Apenas tem a certeza de que essas cartas trazem algo que os clientes querem ler como ofertas especiais ou uma prenda personalizada (um desconto na próxima compra, por exemplo). Essa correspondência tem que ter valor para quem lê, para refletir o valor dos teus produtos. Lembra-te: a melhor maneira de vender é divulgar.
7 – Destaca-te.
Participa em feiras, eventos e reuniões que tenham a ver com o teu negócio e que esteja próximo do teu público-alvo. Networking é a palavra do momento e a palavra-chave para um bom relacionamento com o mercado. Acredita!
8 – Solidariedade nos negócios.
Realiza um evento, festa ou conferência por uma causa que apoies. Isso traz a possibilidade de conhecer várias pessoas e exibir as tuas habilidades de liderança.
9 – Usa e abusa das redes sociais.
Podes criar comunidades, grupos ou mesmo colocar conteúdo que atraia o teu público. E assim, sem abusar, vais falar aos poucos também do teu negócio, para gerar interesse em quem está a acompanhar os teus posts.
E lembra-te, estar de bem com a imprensa local, tratar bem a todos é imprescindível… e como boa empreendedora que és, sabes que carinho e simpatia é algo que temos para oferecer incondicionalmente! Estas dicas e estratégias vão ajudar o teu negócio a alcançar resultados muito melhores.